Câncer de Testículos - Tratamento com Urologista Oncologista
O que é Câncer de Testículo?
O câncer de testículo é uma enfermidade que surge devido à formação de células anormais nos testículos, órgãos masculinos em número de dois, situados na bolsa escrotal abaixo do pênis, que é parte integral do sistema reprodutor masculino.
Dados da Sociedade de Oncologia Americana estimam 9.310 casos novos de câncer de testículo com 400 mortes devido a doença, sendo um dos tumores mais comuns em homens entre 20-40 anos.
Os testículos tem sua origem embrionária no interior do abdome e migram para bolsa escrotal próximo ao nascimento.
Qual é a função dos testículos?
- Produzir o Hormônio Masculino – Testosterona (Hormônio responsável pelo desenvolvimento dos caracteres secundários masculinos)
- Produzir Espermatozóides
Sintomas do Câncer de Testículo
Os sintomas comuns englobam inchaço, presença de nódulo ou desconforto nos testículos, embora em muitos casos a condição possa não apresentar sintomas evidentes.
Existe algum fator de risco para o Câncer de Testículo?
- História Familiar
- Criptorquidia (Testículo que não desceu para bolsa escrotal)
- Câncer de Testículo Prévio
Como é feito o diagnóstico de Câncer de Testículo?
O diagnóstico é suspeitado através do exame físico na palpação de um nódulo e confirmado através de um exame de imagem (Ultrassom Doppler) e exames de sangue, que chamamos de marcadores tumorais (Beta HCG, Alfa Fetoproteína e DHL).
Tratamentos para Câncer de Testículo
O tratamento ideal é a Orquiectomia Radical (Retirada do Testículo), mas podemos fazer a orquiectomia parcial em pacientes com apenas um testículo visando preservar alguma fertilidade e produção de hormônios.
Um assunto importante a ser discutido com o paciente antes do tratamento é a preservação da fertilidade através de um banco de esperma devido os possíveis tratamentos após cirurgia que podem impactar na fertilidade, como a quimioterapia ou a radioterapia.
O Câncer de Testículo pode gerar metástase?
Sim, sendo os principais locais de disseminação os linfonodos retroperitoneais e o pulmão, por isso durante o estadiamento do câncer são realizados Tomografia de Abdome Total e Tórax.
Posso viver com um Testículo?
Pode sim e ter apenas um testículo não impede as ereções ou não interfere na possibilidade de ter filhos.
Após a Cirurgia de Câncer de Testículo preciso fazer algum outro tratamento?
Depende, em alguns casos dependendo do resultado da biópsia e dos exames de estadiamento será necessário a realização de Quimioterapia, Radioterapia ou Cirurgia.
Uma mensagem importante para prevenção do câncer de testículo é a realização do auto exame e à menor alteração procurar um urologista especializado.

Dr. Alexandre Sato
Médico Urologista em São Paulo - SP
Dr. Alexandre Sato é médico urologista, com formação na Santa Casa de São Paulo e Fellowships em Cálculos Renais e Oncologia Urológica, incluindo Cirurgia Robótica na Duke University. Certificado pela Intuitive para Cirurgia Robótica e Proctor nessa área, ele atua em sua clínica privada e nos melhores hospitais de São Paulo - SP. Membro de sociedades urológicas e revisor do Brazilian Journal of Urology, Dr. Alexandre Sato é comprometido com a excelência e constante atualização na área.
Saiba
mais sobre Dr. Alexandre Sato.
CRM-SP: 146.210 - RQE: 61330
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6551764447584301